O que realmente é importante neste Natal ? Confraternizar com amigos e familiares de certo seria a resposta que mais rápido nos viria à cabeça. Mas este ano experimentei um Natal antes do dia 25 de dezembro. No dia 19 de dezembro, fui apreciar a apresentação de um coral na igreja metodista de Guaratinguetá. Chegando lá, já preparado para ouvir as músicas, deparei-me com um pastor da igreja falando algumas palavras antes da apresentação, que me fizeram refletir a respeito. Em suas palavras estavam a explicação do Natal e como o sentido foi alterado nos dias atuais. Ele discorreu a respeito deste fato e ao final de sua mini pregação, convidou a todos que estavam ali a vivenciar o Natal naquele momento. Isto mesmo, sem ceia, sem presentes, sem o banho mal tomado de bondade que fingimos obter doando nossos brinquedos velhos às crianças pobres somente num único dia e viramos as costas paras os outros 364 dias do ano. Sem a neura de comprar o que vemos pela frente para presentear a quem gostamos. Não que tudo isto seja errado ou condenável, mas reflitamos bem, o Natal é muito mais do que isto. Ali foi um convite para viver o sentido do Natal. Confesso que não fui ali buscar ouvir explicações sobre o Natal, mas fui para ouvir músicas natalinas. Ele continuou ainda dizendo que o coral não estava ali para apresentar um espetáculo. Longe disto, o coral iria apenas ajudar a transmitir as explicações do verdadeiro sentido do Natal. Aceitei o convite e a apresentação se deu durante uma hora, com músicas agradáveis, com a leitura de textos entre as músicas inspirando a refletirmos como o Natal poderia acontecer e como ele poderia deixar de acontecer. No intervalo de cada música cantada nada de palmas, pois como foi explicado, aquilo não era um show.
Achei muito interessante mesmo não sendo membro nem freqüentador de tal igreja. Não acho realmente que dar presentes nesta data seja errado. Acredito apenas que é uma data que merece uma espiritualidade maior independente da crença. Assim completaremos o sentido do Natal. É aproveitar para fazer uma reflexão no sentido do que realmente estamos fazendo para ajudar o outro. Não é no ano novo, na passagem de um ano para o outro que a esperança se renova, mas exatamente no Natal, no nascimento de Jesus que é proveniente de uma família onde eu acredito estar a solução de todos os problemas do mundo. Sim, na família. E foi de uma família comum e com união que veio Aquele que pregou a simples atitude que poderia reger o mundo e melhorar todas as coisas "Ama o teu próximo como a ti mesmo". Parece um clichê, mas dê uma pensada melhor no poder que esta frase poderia exercer se fosse tomado na prática. Sempre antes de tomar uma atitude repitamos a frase acima como balizador de nossos atos.
Aproveitando o autor do blog que vos escreve deseja que esta espiritualidade encontre cada um de vocês que aqui me dão a honra com sua visita.
FELIZ NATAL !!!!!
Parabéns pelas suas palavras. Gosto de ler o que escreve e agora tomando a liberdade de me tornar uma seguidora de seu blog, vou procurar estar sempre por aqui,lendo seus artigos.
ResponderExcluirAbraços.
Raquel...